Gravidez não é somente um tempo de espera para chegada de um bebê, mas também um tempo de cuidado maior com a saúde. No decorrer da vida as vezes o ser humano não se preocupa com alimentação, exercícios, lazer. O foco é sua vida profissional e social, e somente quando aparece uma gravidez é que a mulher se dá conta dos cuidados que precisa. Cuidados estéticos são importantes, mas o mais importante é a saúde física e emocional.
Por mais atribulada que seja a vida diária, sempre é necessário criar prioridades. Muito fácil na teoria, mas difícil na prática. Mas, se colocarmos que se cuidando e priorizando a saúde, a pessoa fica bem para trabalhar e viver socialmente, não parece tão difícil. Lembre-se que a vida crescendo dentro de você também absorve tudo que se passa no seu emocional e na sua saúde.
A saúde envolve:
- Alimentação: alimentos sem muita gordura e conservantes (principalmente cuidado com o sal). Abuse das verduras e legumes e aprecie massas, pão e arroz com um pouco de moderação. Beba líquidos auxiliem na hidratação (água, água de coco, sucos naturais), diminua a cafeína Se você já tem tendência em engordar, converse com seu(ua) obstetra e use o auxilio de nutricionista.
- Conforto físico: use roupas e sapatos (de preferência pouco salto) confortáveis e mantenha sua vaidade. Mulher grávida não está doente, ao contrário, tem muita saúde. Outro ponto, é o stress. A vida profissional é corrida, tem o marido e talvez, outros filhos e uma casa para administrar. Muita coisa para uma pessoa só. Faça as tarefas devagar, não queira fazer muitas coisas no mesmo dia, replaneje suas tarefas, divida as tarefas com familiares. Lembre o importante é sua vida e do bebê.
- Conforto emocional: parte muito importante para que a gravidez corra com tranquilidade. Em primeiro, cuide do lado espiritual: se você tem uma religião, Deus está ali esperando conversar com você. Nós católicos ainda temos uma Mãezinha que espera sempre nosso pedido para levar ao Filho. Não há como você se sentir frágil com tanto Amor. O lado emocional já fica estabilizado com o espírito em paz e para completar faça coisas que gosta: escutar música, ler, caminhar, olhar o mar, colocar o pé no chão, contar história para os filhos (até para o que está dentro de você). Relaxe quando e aonde puder, vale mais cinco minutos bem aproveitados, do que uma hora programada.
Enfim, aproveite esses nove meses para se curtir, para amar mais a família e mostrar ao bebê que é bem vindo com muito carinho.
Não esqueça dos exames do decorrer da gravidez, evite dirigir no final deste período e prepare-se para este lindo momento : o parto. Seja feliz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário