A palavra aprender num significado pedagógico quer dizer: desenvolver habilidades, pensamentos e autonomia.
Muitas vezes, a família não percebe que o primeiro local onde a criança "aprende" é dentro do seu círculo familiar, considerando somente a relação aprender-escola. Mas é preciso atentar que aprender não se encontra somente no círculo escolar. É necessário que os pais atentem para:
- as atitudes dos pais vão servir de reflexo para os filhos;
- o modo de convívio entre marido e mulher intensifica o posicionamento emocional da criança;
- a individualidade profissional pode prejudicar o desenvolvimento do filho.
Por isso, é necessário pensar que desenvolver habilidades, pensamentos e autonomia vai depender muito como o filho é criado:
- com amor, respeito, senso de união familiar: o filho chegará a escola com o desenvolvimento primário social (a familia) desenvolvido, apto a iniciar uma nova etapa: o desenvolvimento social escolar, facilitando sua aprendizagem estudantil e sua convivência com novos seres sociais;
- com um amor superficial, com predominância ao individualismo dos pais: o filho chegará a escola com carência de atenção, amor e consequentemente terá problemas de se adaptar as novas regras, ao estudo e ao convívio social escolar.
Vale lembrar que , que não existem tipos específicos. Mas o modo como cada criança é criada, vai influenciar seu aprendizado emocional e psicológico. Por isso, lembre-se : aprender é ensinar principalmente, a "ser", pois o "saber" vem naturalmente com a vida.
Os pais são os Mestres da Vida de seus filhos, ajude-os a caminhar .
Nenhum comentário:
Postar um comentário