Feliz Páscoa!!!

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segunda-feira, 8 de abril de 2013

FAMÍLIA E ESCOLA : COMO FICA A CRIANÇA?


Muito se fala nos conflitos entre os pais e a escola. Por um lado, os pais levantam os problemas da escola e na contramão, a instituição escolar demonstra a falta da estrutura familiar. No meio  desse jogo, fica a criança sem uma educação emocional , social e educacional . Como se fosse uma bola de ping-pong e nos balanços da raquete ela tenta se construir como ser humano autônomo inserido numa sociedade complexa.
Ambos os lados são imprescindíveis na vida de uma criança, basta perceber que cada lado tem suas responsabilidades e que para o bem desse ser é necessário haver uma parceria.
A família é a primeira e fundamental estrutura de uma criança, é nela que se vai  aprender os valores  ( sentimentais, sociais e religiosos) que transformam esse  ser  numa pessoa que vai conviver com outras.  A criança deve chegar a escola sabendo conviver , respeitar e interagir com outras pessoas. Isso não é tarefa da escola, ou seja, a criança deve chegar a escola educada em valores sociais e principalmente familiares.
A escola por sua vez tem como obrigação  ter  profissionais  capacitados a transmitir  para as crianças  através de uma aprendizagem significativa um novo modo de socializar, de valorizar suas aptidões e de principalmente aumentar seus conhecimentos.
Mas, infelizmente não é isso que acontece, as famílias não fazem sua parte e a escola também acaba sendo deficitária. Com isso , a criança não aprende a ser uma boa pessoa, um bom profissional e principalmente acaba fazendo da mesma forma  no  futuro com seus filhos.
É hora de reverter essa situação , a família deve  assumir sua real responsabilidade e a escola voltar a ser um local de aprendizagem onde a criança  cresce embasada pela estrutura familiar.
Muitos assuntos  criam essas divergências:
                - Tecnologia:   celulares  e  tablets  fazem parte do nosso dia-a-dia , mas dentro da sala de aula, a criança não deve fazer  uso.  Elas estão ali para aprender, nos intervalos, ela pode jogar, interagir nas redes sociais, etc. , mas dentro da sala de aula o foco deve sempre ser a aprendizagem.
                - Regras e Limites:  em qualquer sociedade que o ser humano está inserido, há direitos e deveres que por meio de regras básicas, norteiam nosso dia.  O mesmo ocorre numa família, e isso deve ser aplicado na escola.
                - Valorização da Aprendizagem:  Muito pouco  se valoriza o educador. Esse ponto é muito importante, porque existem dois “lados da moeda”. O profissional da educação se sente desmotivado pela baixa remuneração, mas e sua qualificação? Como qualquer profissional sua vocação e sua qualificação é que farão a diferença, não basta somente exigir mudanças, mas também deve fazê-las.
Por outro lado, a visão da família para com o educador tem que mudar. Ele não  é um profissional pago para fazer o que o pais querem , e  sim, é o “mestre” que vai ensinar os caminhos do conhecimento para sua criança.
Mudança e parceria, são palavras que precisam andar juntas , na relação família e escola , se assim não for as crianças continuarão da maneira que estão hoje: sem uma aprendizagem significativa e sem a construção real do que é um ser humano.
Buscar essa mudança é transformar a criança num adulto melhor.
Faça! Não espere para depois.

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