A
Inteligência não é somente a capacidade de resolver problemas lógicos de testes
linguísticos. Mas sim, é a união de
habilidades individuais que se desenvolvem, por isso , o nome Inteligências Múltiplas. Simplificando:
cada criança tem suas facilidades e
dificuldades em determinados assuntos, situações e relacionamentos sociais. Ao conseguirem
resolver, relacionar-se ou se adaptar a determinado caso, estão utilizando de
suas habilidades, ou seja, aplicando suas Inteligências Múltiplas em prol de
chegarem a determinado resultado. Mas, para
que a criança consiga construir essa capacidade de desenvolver e
utilizar suas Inteligências é necessário
que um Tripé Sócio-Educativo crie a estrutura na qual ela vai se apoiar para
crescer. Esse tripé se constitui da
Família, a Escola, e do Professor. Exatamente nesta ordem é que e constrói o
alicerce para a criança. A Família é a estrutura mais “reforçada” que um filho deve
ter, onde valores emocionais e sociais devem ser transmitidos e solidificados.
A Escola é a estrutura aonde o
aluno aprende ao convívio social, cria conhecimentos e os pratica além do “muro
“ escolar.
O professor é o indivíduo que fará o papel de mediador
entre o ensino e a real aprendizagem. Mas, este profissional não pode caminhar
sozinho, Família e Escola serão sempre
Parceiros Obrigatórios neste processo.
Se um Tripé trabalhar junto,
visando o desenvolvimento do ser humano (social, emocional, educacional) , essa
criança conseguirá ter uma Aprendizagem Significativa.
Atualmente as crianças não
conseguem chegar a adolescência com o seu desenvolvimento social, emocional ou
educacional maduro. As falhas surgem por problemas familiares, por pouco
aproveitamento curricular escolar ou por um conjunto de fatores que impedem o
verdadeiro aprendizado (seja problemas dentro ou fora da sala de aula). Essas
fragmentações na Aprendizagem podem gerar desmotivação e indisciplina, seja no
âmbito familiar e escolar. Para que isso não ocorra é necessário fazer que
cada “pedacinho” de conhecimento possa estimular as habilidades da criança e
automaticamente criar uma Aprendizagem Significativa . e Como fazer isso?
Lembram-se do Tripé? Cada um deles, tem que
fazer seu papel. Não estamos nos referindo a Métodos Pedagogicamente corretos, mas sim a
uma integração de conhecimentos que cada um deve propor e fazer. A família é o segmento
que reúne mais informações emocionais da criança, a Escola reúne muitas
informações sociais (convívio, regras, limitações) e o Professor reúne
informações de ensino sociais e até emocionais, mas seu tralho depende
fundamentalmente das duas outras estruturas. Não coloco aqui, que o professor
somente pode auxiliar se os demais colaborarem, mas sem essa integração no seu
trabalho fica mais difícil, porém não impossível .
O que falta nos jovens hoje, é
realmente uma aprendizagem
significativa, ou seja, transformá-los num ser humano com capacidade de
: desenvolver suas habilidades, construir seus valores, atuar na sociedade de
forma correta, criar sua autonomia profissional e passar esses princípios para
as demais gerações. Se tornarem visionários no presente e construtores de um
futuro onde não somente valores financeiros sejam considerados. Mas também valores de fé, de convívio
social e moral. Cada um fazendo um pouquinho cada dia criaremos jovens preparados
para o mundo.
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