O que vale agora é não entrar em pânico. Para que sua criança passe na escola é importante criar uma rotina de estudo e acompanhar como está evoluindo.
Criticar não ajuda, porque se ajudasse, você teria que se autocriticar. Não pense que seu filho tem que ser responsável e trazer somente bons resultados. Lembre-se que é uma criança ou adolescente, a assim, depende que você o faça aprender a caminhar. Você deve exigir respostas, mas também deve se mostrar presente.
Essa parceria é muito importante para o convívio familiar. Aproveite para se perguntar: como posso fazer parte da vida pessoal de meu (minha) filho (a), se nem criei um elo com ele(a) na sua vida estudantil?
Passado o período crítico, perceba que o significado de aprender vai além de passar de ano. Os tijolinhos do saber devem ser colocados aos poucos para que ao chegar num vestibular o aluno tenha uma estrutura pronta para seguir sua vida estudantil e profissional. Nada é construído num estalar de dedos, mas sim aos poucos. Para cada novo saber, algo fica registrado e arquivado na nossa mente.
O papel dos pais perante o estudo de seu(ua) filho( a) é acompanhar desde do inicio do ano letivo, buscar solucionar os problemas (quando necessário junto com a escola) e ver que ao final do ano aquele trem fantasma não existe.
Amar é cuidar, participar e ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário