Feliz Páscoa!!!

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sábado, 9 de junho de 2012

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA




                A Inteligência não é somente a capacidade de resolver problemas lógicos de testes linguísticos. Mas  sim, é a união de habilidades individuais que se desenvolvem,  por isso , o nome Inteligências Múltiplas. Simplificando:  cada criança tem suas facilidades e dificuldades em determinados assuntos, situações  e relacionamentos sociais. Ao conseguirem resolver, relacionar-se ou se adaptar a determinado caso, estão utilizando de suas habilidades, ou seja, aplicando suas Inteligências Múltiplas em prol de chegarem a determinado resultado. Mas, para  que a criança consiga construir essa capacidade de desenvolver e utilizar suas  Inteligências é necessário que um Tripé Sócio-Educativo crie a estrutura na qual ela vai se apoiar para crescer. Esse tripé se constitui  da Família, a Escola, e do Professor. Exatamente nesta ordem é que e constrói o alicerce para a criança. A Família é a estrutura mais “reforçada” que um filho deve ter, onde valores emocionais e sociais devem ser transmitidos e solidificados.
A Escola é a estrutura aonde o aluno aprende ao convívio social, cria conhecimentos e os pratica além do “muro “ escolar. 
O professor  é o indivíduo que fará o papel de mediador entre o ensino e a real aprendizagem. Mas, este profissional não pode caminhar sozinho, Família e  Escola serão sempre Parceiros Obrigatórios neste processo.
Se um Tripé trabalhar junto, visando o desenvolvimento do ser humano (social, emocional, educacional) , essa criança conseguirá ter uma Aprendizagem Significativa.
Atualmente as crianças não conseguem chegar a adolescência com o seu desenvolvimento social, emocional ou educacional maduro. As falhas surgem por problemas familiares, por pouco aproveitamento curricular escolar ou por um conjunto de fatores que impedem o verdadeiro aprendizado (seja problemas dentro ou fora da sala de aula). Essas fragmentações na Aprendizagem podem gerar desmotivação e indisciplina, seja no âmbito familiar e  escolar. Para  que isso não ocorra é necessário fazer que cada “pedacinho” de conhecimento possa estimular as habilidades da criança e automaticamente criar uma Aprendizagem Significativa . e Como fazer isso? Lembram-se do Tripé? Cada um deles, tem que  fazer seu papel. Não estamos nos referindo  a Métodos Pedagogicamente corretos, mas sim a uma integração de conhecimentos que cada um deve propor e fazer. A família  é o segmento  que reúne mais informações emocionais da criança, a Escola reúne muitas informações sociais (convívio, regras, limitações) e o Professor reúne informações de ensino sociais e até emocionais, mas seu tralho depende fundamentalmente das duas outras estruturas. Não coloco aqui, que o professor somente pode auxiliar se os demais colaborarem, mas sem essa integração no seu trabalho fica mais difícil, porém não impossível .
O que falta nos jovens hoje, é realmente uma aprendizagem  significativa, ou seja, transformá-los num ser humano com capacidade de : desenvolver suas habilidades, construir seus valores, atuar na sociedade de forma correta, criar sua autonomia profissional e passar esses princípios para as demais gerações. Se tornarem visionários no presente e construtores de um futuro onde não somente valores financeiros sejam  considerados. Mas também valores de fé, de convívio social e moral. Cada um fazendo um pouquinho cada dia criaremos jovens preparados para o mundo.

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