Parece
um título esquisito, mas se você parar para refletir, vai perceber a profundidade
desta frase.
O grande problema dentro da sala e
aula é fazer um grupo de criança (com personalidades , convívio social e
emocional diferentes), a terem uma aprendizagem significativa.
É preciso que o(a) educador(a)
perceba como cada criança consegue aprender. Para isso, é necessário poder
saber como ensinar, não de modo passivo, onde o aluno somente absorve sem
compreender, mas sim, trazer para o aluno informações educacionais que
ultrapassem os muros escolares.
Aprender a aprender começa no
educador(a) que passa ao aluno (a) de modo diferenciado o conhecimento,
incentivando que todos através de maneiras próprias, ou seja, pessoais,
compreendam aquelas informações.
Parece uma utopia, conseguir que o
aluno (a) ao seu modo absorva o que o(a) professor(a) está
ensinando. É possível se a escola trabalhar de modo convergente( onde essa
idéia não seja somente do(a) educador(a), mas também, do corpo docente, e
administrativo ) e contar com a parceria
da família.
O objetivo de um (a) educador(a) é fazer com que
a criança tenha uma aprendizagem significativa autônoma, ou seja, que consiga
aprender conforme sua capacidade e que possa de modo próprio desenvolver suas
habilidades e se enriquecer para construir um ser humano com valores pessoais,
sociais e profissionais que melhorem a sociedade em que vive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário