No mundo atual, muito se fala em crianças e adolescentes com
problemas no convívio escolar e familiar. Em vários casos, esse indivíduo é
considerado como disperso, preguiçoso ou até mesmo, de possuir pouca inteligência.
Isso acontece quando as pessoas que o rodeiam (professores, pais, diretora) não
possuem nenhum tipo de conhecimento
sobre a Dificuldade de Aprendizagem e/ou Transtorno de Aprendizagem.
Apesar de parecerem nomenclaturas parecidas, são problemas
muitos distintos. A dificuldade ou
problema de aprendizagem ocorre quando a criança/adolescente passa por algum
problema de ordem afetiva, social ou financeira. São fatores estes que
dificultam sua aprendizagem. De modo que,
ao se resolverem, sua aprendizagem melhora. Já o Transtorno de Aprendizagem ocorre quando um fator genético ou orgânico dificulta a aprendizagem.
O primeiro Transtorno que colocamos é a Dislexia.
Antes de nos aprofundarmos no sentido técnico deste
transtorno, é imprescindível colocar que a Dislexia, pode ser confundida com se
fosse uma dificuldade de aprendizagem, mas é
incorreto fazer esse afirmativa. O que se pode dizer é que antes de ser
diagnosticado a Dislexia, o professor
e os pais podem incentivá-lo de maneira a averiguar se é uma dificuldade ou um
transtorno.
Como ocorre esse incentivo
Pedagogicamente o professor deve aplicar alguns exercícios de escrita e
leitura, se o resultado são palavras indecifráveis, veja, não de grafia feia,
mas letras que juntas, formam palavras inexistentes, ou ,se na leitura o aluno
não consegue ler corretamente, o professor deve orientar aos pais de levá-lo a
um profissional competente, neste caso um psicopedagogo.
A Dislexia é um comprometimento na parte lateral do
cérebro, onde se processa a informação.
O processo de interpretação ocorre em três fases: conhecimento do objeto,
codificação do objeto e interpretação do objeto.
Vamos exemplificar:
A criança com problema de Dislexia, tem a sua frente as seguintes junções de letras: BA-LA,
ao ler a criança tem o conhecimento BALA, mas ao codificá-lo e interpretá-lo as
junções podem ficar : SO DE / MA TU
É nessa interpretação que ocorre o transtorno. A Dislexia não precisa de terapia com
medicamentos, mas sim atividades que auxiliem esse aprendizado. É preciso adaptar sua aprendizagem para amenizar esse transtorno. Por
isso a criança Dislexica precisa de
muita atenção, amor e incentivo.
Após um diagnóstico de
Dislexia , o professor e os
pais são orientados que tipos de atividades a criança deve fazer.
O uso de aprendizagem oral e visual são ótimas ferramentas
para melhorar o conhecimento desta
criança. Por isso, o diagnóstico de Dislexia não pode ocorrer enquanto a criança não
passar pela alfabetização Esse diagnóstico somente pode ocorrer entre o 2º e 3º
ano de Ensino Fundamental, pois nesse período a criança já deve ter pleno conhecimento da grafia das letras e de seus
sons.
Nunca julgue , se não tem o conhecimento necessário. Busque
manter contato, com o educador de seu (ua) filho(a) e esse é o ponto de partida
para fazer sua criança a ter uma boa
aprendizagem.
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