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quinta-feira, 2 de agosto de 2012

DISLEXIA SEM COMPLICAÇÕES



No mundo atual, muito se fala em crianças e adolescentes com problemas no convívio escolar e familiar. Em vários casos, esse indivíduo é considerado como disperso, preguiçoso ou até mesmo, de possuir pouca inteligência. Isso acontece quando as pessoas que o rodeiam (professores, pais, diretora) não possuem  nenhum tipo de conhecimento sobre  a Dificuldade de Aprendizagem  e/ou Transtorno de Aprendizagem.
Apesar de parecerem nomenclaturas parecidas, são problemas muitos  distintos. A dificuldade ou problema de aprendizagem ocorre quando a criança/adolescente passa por algum problema de ordem afetiva, social ou financeira. São fatores estes que dificultam sua aprendizagem. De modo  que, ao se resolverem,  sua aprendizagem melhora. Já o Transtorno de Aprendizagem ocorre quando um fator genético ou orgânico dificulta a aprendizagem.
O primeiro Transtorno que colocamos é a Dislexia.
Antes de nos aprofundarmos no sentido técnico deste transtorno, é imprescindível colocar que a Dislexia, pode ser confundida com se fosse uma dificuldade de aprendizagem, mas é  incorreto fazer esse afirmativa. O que se pode dizer é que antes de ser diagnosticado a Dislexia, o professor e os pais podem incentivá-lo de maneira a averiguar  se é uma dificuldade  ou um  transtorno.
Como ocorre esse incentivo  Pedagogicamente o professor deve aplicar alguns exercícios de escrita e leitura, se o resultado são palavras indecifráveis, veja, não de grafia feia, mas letras que juntas, formam palavras inexistentes, ou ,se na leitura o aluno não consegue ler corretamente, o professor deve orientar aos pais de levá-lo a um profissional competente, neste caso um psicopedagogo.
A Dislexia  é um comprometimento na parte lateral do cérebro, onde se processa  a informação. O processo de interpretação ocorre em três fases: conhecimento do objeto, codificação do objeto e interpretação do objeto.
Vamos exemplificar:
A criança com problema de Dislexia, tem a sua frente as seguintes junções de letras: BA-LA, ao ler a criança tem o conhecimento BALA, mas ao codificá-lo e interpretá-lo as junções podem ficar : SO DE   /  MA  TU
É nessa interpretação que ocorre o transtorno. A Dislexia não precisa de terapia com medicamentos, mas sim atividades que auxiliem  esse aprendizado. É preciso adaptar sua aprendizagem para amenizar esse transtorno. Por isso a criança Dislexica precisa de muita atenção, amor e incentivo.
Após um diagnóstico de  Dislexia , o professor e os pais são orientados  que tipos de atividades a criança  deve fazer.
O uso de aprendizagem oral e visual são ótimas ferramentas para  melhorar o conhecimento desta criança. Por isso, o diagnóstico de Dislexia  não pode ocorrer  enquanto a criança não passar pela alfabetização Esse diagnóstico somente pode ocorrer entre o 2º e 3º ano de Ensino Fundamental, pois nesse período a criança já deve ter pleno  conhecimento da grafia das letras e de seus sons.
Nunca julgue , se não tem o conhecimento necessário. Busque manter contato, com o educador de seu (ua) filho(a) e esse é o ponto de partida para fazer sua criança a ter  uma boa aprendizagem. 

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